O DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO TÁ VINDO

Lembrete do Evento

A Bandeira do Dia Internacional da Alfabetização

     É no dia 8 de setembro. Tá longe ainda, mas o site da UNESCO já anunciou e o Bloggers Unite ta espalhando a notícia. O projeto, criado em 17 de novembro de 1965 foi celebrado pela primeira vez em 66 e acabou dando certo, desde então não parou. O objetivo é lembrar a importância da alfabetização em todos os níveis, seja individual ou na sociedade e também nos alerta sobre os problemas que ainda existem na área.

     Os números e estatisticas são muitos e garanto, assustadores, quem der uma olhada no site vai ver. E aqui a UNESCO nos lembra do tema deste ano que é “o poder e o papel da alfabetização na construção da cidadania e desenvilvimento social.” Um bom lembrete.

     Ah, e o site Bloggers Unite também convoca os blogeiros a se juntarem e darem seu apoio.

      Tudo isso já está causando certa comoção por aí, inclusive, na área jornalistica a WAN – Associação mundial de jornais, está oferecendo material gratuito para publicação em jornais sobre a celebração do 8 de setembro. E são páginas e mais páginas com todo o tipo de conteúdo. Com isso, a WAN espera encorajar o hábito da leitura.

     Agora será que a idéia vai colar por aqui? Bem, no site da UNESCO Brasil, uma procura rápido nos mostra como foi a comemoração do ano passado, mas esse não é o objetivo. Após algum tempo peneirando, não só no site da UNESCO, mas também em outros sites humanitários brasileiros, nada.

     Sinceramente, a quantidade de informação achada sobre os encontros de 2000 a 2008 são bastante razoáveis. Porque então não se fala sobre o que irá acontecer aqui, agora? Muito cedo? Bem, não é o que outros sites de países com MUITO menos analfabetos acham. Alguma relação entre os dois fatos?

 

      Esse é um video da UNICEF sobre alfabetização, em inglês.

 

 

     Me entristece muito todo esse desleixo que, sem puxar a sardinha pro meu lado, é o mais importante que existe. Tudo, absolutamente, tudo está vinculado à educação. Meio ambiente? Se o sujeito não sabe assinar o prório nome ele vai dar importância pra árvore? Políticos corruptos? Como que um cara que não sabe ler vai entender a diferença de um discurso dialético para pura demagogia? Fome? Guerra? Dinheiro? Pff… nenhum país, que eu saiba, atingiu o nível de perfeição ainda, mas os que possuem maiores índices de educação proporcionalmente conseguiram minimizar e até anular completamente esses problemas.

     China e Coréia são exemplos de uma grande reviravolta. A China, apesar de todos os problemas, e são muitos, deu uma bela guinada em termos de educação. Todo esse projeto chinês, que obviamente era voltado com o intuito de modificar a precária situação financeira do país, a 25, 30 anos atrás, acabou saindo pela culatra para o governo deles que não contavam com uma coisa que a alfabetização, a educação e a leitura nos traz, que é o poder de pensar. Hoje a República “Popular” da China é palco de algumas revoltas que visam tirar as aspas, da palavra popular.

     E a Coréia? Um país de território ínfimo se comparado com seus vizinhos de fronteira (China, Rússia), conseguiu, também a algum anos atrás, uma bocada que quase passou na mão da gente aqui no Brasil. Nós tinhamos tudo para conseguir um financiamento da ONU em conjunto com países de primeiro mundo na década de 80, com o objetivo de implantar fábricas e informatizar países em desenvolvimento. O Brasil perdeu esse financiamento pois era muito pouco confiável, é isso aí, eles acharam que nossos políticos iam roubar esse dinheiro. Pessoalmente, eu culpo o Sarney, tal qual hoje. E o mais incrível, é que quem recebeu o investimento foi a Coréia. Dá pra acreditar? Dá, sabe por que? Por que eles possuem, de acordo com o Portal São Francisco, O MELHOR ENSINO BÁSICO DO MUNDO!!! Isso aí. Eles saíram da década de 50 de uma guerra civil que dividiu o país e os deixou com um analfabeto a cada três habitantes para melhores do mundo. Eu não tenho nem coragem de dar os dados. É vergonhoso demais. Leia aqui a matéria se bater a curiosidade.

     Tudo se resume a isso então, um conjunto de desastres articulados por nossos governantes. Ou melhor, por nós mesmos, pois nós os colocamos em posição de nós atacar. Se somos degolados todo dia, é porque damos o pescoço à faca.

     E já que somos joão bobo, apanhamos e levantamos todos os dias, quem pode culpá-los pelos seus pecados? Devemos pedir honestidade incondicional mesmo mostrando que a desonestidade não traz reveses?

     Para os nossos políticos quando mais ignorantes nós nos mantivermos melhor. Menos discução, interrupção e problemas. Visto isso, pode-se ou, deve-se esperar algum resultado deles? Uma dica, essa é retórica, ok?

     O pior é que tudo que acontece aqui, os países lá fora assistem, nós não estamos num quarto fechado sem janelas. Todos sabem da vergonha que passamos.Pra quem manja de inglês, assista o vídeo do Youtube do programa americano Frost Over World. Esse é um exemplo clássico da nossa imagem no exterior, em que, mesmo num programa sério, falando com nosso presidente, o entrevistador em sua primeira pergunta, a abertura, intrudução da entrevista, pergunta sobre futebol. Fora isso a resposta não deixa pr menos e Lula ainda diz que nosso “gingado” tanto no samba quanto no futebol vem da mescla de cores.

A entrevista pra mim acabou na metade quando quase tive um ataque cardíaco ouvindo nosso administrador-mór afirmar que o Brasil pode vir a ser uma potência em 2050(vou escrever pra quem se assustou, dois mil e cinquenta). Eu desacredito. Você tem visto alguma coisa melhorar de 50 anos pra ca? Você soube ou ouviu falar de alguma melhora? Pois é, nem eu.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: