CONSIDERAÇÕES SOBRE HARRY POTTER E O BOM CINEMA

     Aproveitando a decrescente “hype” sobre o filme do Harry Potter (cuidado, o site é meio merda), eu vou jogar essa idéia na mesa. Nesse momento, acho eu, a chance de um atentado à minha pessoa será menor. Esse filme é uma bosta. Não é necessariamente só culpa da escritora, então eu nem vou entrar no âmbito de plágios, que se estenderia por muitas e muitas linhas e provavelmente dá pra fazer um blog só sobre as idéias que a autora do livro, J. K. Rowling (cuidado, esse é todo merda) roubou por aí.

     A parte ruim, o que faz o filme ser uma bosta é, dentre outras coisas, o fato de serem 7 filmes! Pra acompanhar os 7 livros. Ah não, na verdade são 8 filmes para os 7 livros. Não esperava por essa né? E nem deveria. Pra que tudo isso? Eu te digo. Capitalizar o sucesso do filme anterior. Só pra ganhar mais dinheiro, trocando qualidade por $$$. Cha-chin!!

     E por que necessariamente um filme que ganha muito dinheiro capitalizando em sequências tem sua qualidade reduzida? Não é realmente verdade isso. Star Wars teve 3 filmes de início, depois mais três, totalizando quase a série do Harry Potter inteira e eu posso dizer que gostei de todos. Alguns mais, outros menos, mas no geral, é uma história boa e os filmes que não são, dá pra se gostar como entreterimento. A diferença é, Star Wars é uma série de cinema FEITA para o cinema. Harry Potter não. Eu até comentei no OVO COLORIDO sobre algo parecido. O último filme do Harry Potter que eu assisti tinha uns 30 minutos de filme. Filme mesmo, sem enrolação. O resto é besteira sem sentido só pra encher linguiça.

     Será que estamos tão desesperados por entreterimento que atualmente, topamos assistir qualquer coisa? Quando foi que nós trocamos o filme de boa qualidade, inovador, com boas idéias para algo tão óbvio quanto um garoto orfão contra um vilão vestido de preto?

     O que aconteceu com Blade Runner? Cidadão Kane? Monty Python? De Volta Pro Futuro? Ou até Exterminador do Futuro e Conan. Putz, só pra mostrar que eu não tenho preconceito com filmes de sequências longas, James Bond!

     O ponto é, todos esses, em suas versões mais antigas, como Exterminador do Futuro e James Bond tinham um certo tcham. Eu acho que esse tcham, eram os efeitos especiais. Ou melhor, a falta deles. Engraçado como a arte mais visual que existe foi depredada pelo exagero visual. A prova de que tudo que é demais estraga.

     Acabou-se a era dos efeitos especiais analógicos, quando se usava manteiga na câmera, estalinho pra tiros, efeitos e cortes de câmera e outras tosquices que pra falar a verdade, eram legais. Por que dava pra ver o intelecto e a criatividade de quem tava fazendo o filme. E não precisa nem ir muito longe, é só pegar filmes como Matrix. O primeiro, lógico. O famoso Bullet Time revolucionou e foi copiado mil vezes em trocentos filmes, porque? É simples e o resultado final é MUITO maneiro. E por falar nisso, os outros dois filmes apesar de continuarem a história de uma forma legal, não apresentam nenhuma inovação em termos de cinema. Pelo contrário, vejo um gande retrocesso.

     Eu não sou totalmente CONTRA efeitos especiais e o filme 300 é um exemplo disso. Aliás, Sin City também. Ambos foram tirados dos quadrinhos do Frank Miller e pra ser sincero, sem efeitos especiais muito bons nunca teriam saído dos quadrinhos. Pelo menos não com a falta de criatividade evidente de Hollywood. Esse filmes são exemplos bons usos de efeitos especiais e por “bom uso”, entenda-se, “uso bem dosado”.

     Toda essa tendência de efeitos especiais esdrúxolos não vai acabar tão cedo, pelo contrário, imagino que vá piorar muito. Principalmente com toda essa história de cinema 3d. Alguém lembra quando lançou aquela história de “som digital”. Lembra quando isso acabou de lançar? Quando era novinho? Então, eu fui pro cinema no lançamento do Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel. Fui até o cinemark, que não existia ainda aqui Niterói na época, isso é, me desloquei até a Barra da Tijuca pra ir assistir o filme na ÚNICA sala com som digital de TODO o estado do Rio de Janeiro.

     Só pra descobrir que a única sala com som digital do estado estava sendo ocupada pela obra , Xuxa e Os Duendes. É claro que entre os gritos das crianças e o choro dos pais, todos estavam prestando muita atenção na imensa qualidade de som na voz da Xuxa. Muito mais interessante que a música do Howard Shore, um dos criadores da trilha sonora do Senhor dos Anéis e um dos maestros mais talentosos do mundo.

     Prova de que tecnologia sem inteligência é um relógio suiço sem ponteiros.

     Bem vindo à era digital.

Tags: , , , , , , ,

6 Respostas to “CONSIDERAÇÕES SOBRE HARRY POTTER E O BOM CINEMA”

  1. Givoleinesom Says:

    Acho que o “esquema” do cinema é parecido com o do ROCK…
    A era de “ouro” já passou…
    MÃÃÃS
    podemos poensar assim: A era de ouro sempre parece ser aquela que passou. Nunca a que se evidencia em nossa época. Não é mesmo? Não são os espartanos mais fodões que qualquer soldadinho americano? Não é o feijão da vó melhor que qualquer pizza da melhor pizzaria? Não é o Led Zepellin melhor que esse Emocore fajuto de hoje em dia?
    Pois então. Isso é um pesamento assustador:
    IMAGINE AS PROXIMAS GERAÇÕES…
    Vão achar que HARRY POTTER é o Led Zepellin dos filmes quando, aquilo que esles estiverem assistindo, for MIL VEZES PIOR que o próprio Harryzinho!
    Ai que dó!
    aheiueahiuhae
    abraço!

  2. Ricardo Jevoux Says:

    Concordo totalmente Givo! Mas que da um medo danado pensar que Harry Potter um dia será o ápice do cinema.. putz, e como da.
    E é interessante ver como as pessoas não são esquecidas só com política, votando no Collor e coisas assim. As pessoas esquecem cultura também.

  3. Karina Mendes Says:

    Peraí, o post tah mt bom, tah td mt bem…mas eu exijo uma retratação!
    Pelo menos no q diz respeito ao quinto filme da série, pq vc viu e gostou. O sexto é realmente uma bosta e só fica na discussãozinha d quem pega quem, qnd e onde, mas o quinto é mt bom. O quarto tb é bom, sei q vc não acha isso, mas pra mim é. Mas o quinto não, pode tratar d fazer um ps nesse post! ahuahuahua
    Ora pois… Vê se eu mereço uma coisa dessas!

  4. Ricardo Jevoux Says:

    É, eu até curti o 5o filme. Mas não vou me retratar pelo que a gente já discutiu.
    O 5o filme é um bom filme (não diria MUITO bom, só bom) se analisado como um ÚNICO filme, que nem o 1o da série, ou o 10 livro.
    Mas o problema é que espera-se que seja uma série, uma sequencia de filmes, que nem os livros, e aí o filme se fode porque o 1o e o 5o são bons enquanto o 2o, 3o, 4o e 6o são ruins.
    O filme perdeu a mão quando virou um filme de criança tentando ser de gente grande.
    Deixa isso pra quem sabe, *cof* Neil Gaiman *cof*.

  5. Mari Says:

    Harry Potter não é ruim… vão se ferrar bando de besta u.ú

    • Ricardo Jevoux Says:

      Oi Mari,
      obrigado por se dar ao trabalho de ler e comentar sobre o assunto.
      Eu concordo veementemente com vc em todos os sentidos, sem nem pensar duas vezes. Somos um bando de bestas mesmo.
      Ah, quando ao HP não ser ruim, não, nesse ponto eu discordo.

      O mais interessante é que aparentemente apareceram mais pessoas para defender o HP quando eu fiz esse post do que apareceram para defender deus no post que eu afirmei que ele não existe… eu fico imaginando se isso é na verdade bom, ou ruim.

Deixe um comentário

