A ARTE DA MANIPULAÇÃO MANIPULÁVEL PARA PESSOAS MANIPULADAS

     Pensei seriamente em não entrar na discussão entre o Globo e a Record. Mas revendo recentemente os vídeos sobre a briga, uma das acusações da Record me chamou a atenção. O apresentador do jornal disse que a Globo vem “manipulando informação”. Isso me soou tão estranho. É óbvio que a Globo manipula informação, e a Record também, e todos os outros canais, e revistas, e pessoas. A quantidade de blogs que noticiaram o acontecimento foi enorme e após o contra-ataque da Record então, os que tinham ficado quieto entraram na briga. Mas imagino que com uma opinião um pouco deturpada de o que é manipular informação.

     Era exatamente sobre isso que eu gostaria de falar. O discurso por definição não é somente manipulável, ele muda completamente de acordo com o seu emissor.

     Pra começar, vamos trabalhar com o conceito de verdade. Excluindo a definição de Nietzsche ou as teorias metafísicas, a verdade com que quero trabalhar é um fato. Algo que aconteceu de verdade. Restringindo bastante, não estou trabalhando com a possibilidade ou a questão de valores. Então se for verdade, aconteceu mesmo. E a mentira será então algo que por analogia não aconteceu, ou não existe.

     Então em um discurso pode existir 4 opções lógicas. A verdade, a mentira ambos ou nenhum. A hipótese de ambos se realiza quando a história possui meia verdade, mas ela não é completa, seja por mentir em algum ponto ou omitir algum fato relevante. Nenhum seria quando não há entendimento, não existe compreensão da parte do receptor da mensagem para ter uma opinião sobre o discurso.

     Sendo assim, todo discurso pode ser manipulado e é manipulado dependendo de cada falante que o usa. Por exemplo, quando a Record disse que a Globo editou tendenciosamente o discurso eleitoral Collor-Lula em 1990. A Record também tendenciosamente afirma que a Globo faltou com a verdade cortando partes do debate, pois todo programa de TV na época era cortado e editado e por mais que a Globo possa ter exagerado nos cortes, quem conseguiu pôr as mãos na versão não editada viu que o Lula simplesmente não estava pronto. Ele se calou quando confrontado e deixou o Collor pôr o dedo na cara dele e quando abriu a boca foi para gaguejar. Sinceramente, sem cortes ele ia parecer simplesmente patético.

     Nesse caso a Globo apresentou um cenário em que a história possui meia verdade, a Record apresentou um cenário sem fundamentos e para o receptor que via à discussão sobrou a verdade e a mentira, distribuindo-a de acordo com sua opinião sobre as informações, sua experiência de vida, e senso crítico.

     Não quero defender nem um lado nem outro, mas é óbvio que, relendo esse texto, vejo que ele também é tendencioso e foi escrito de forma a moldar uma informação no sentido de convencer o leitor de um ponto de vista. De fato, isso tudo não é necessariamente verdade. É a verdade pra mim, não será para alguns, alguns só concordarão com metade e outros sequer entenderão o que quero dizer.

     Esse ciclo nunca se acaba e então não existe tal coisa como “manipular informação”, pois toda informação é manipulada por definição. De fato, a única forma de se conhecer realmente a “verdade” tal qual definida aqui, é conhecer TODOS os ângulos de uma situação e julgá-la de acordo. E mesmo assim ainda depende de tantas variáveis pessoais que eu canso só de pensar sobre.

Tags: , , , , , , , ,

3 Respostas to “A ARTE DA MANIPULAÇÃO MANIPULÁVEL PARA PESSOAS MANIPULADAS”

  1. Givoleinesom Says:

    Quando vc disse que não queria se embrenhar numa discução sobre “verdade” aos moldes filosóficos (deu o exemplo de Nietzsche) eu li todo o seu texto com essa inegável “verdade” pulando no meu colo: Não há como fugir dessa questão.
    Afinal “verdade” é simplesmente uma questão de valor a ser defendido.
    O pior é pensarmos que, nesse caso expecífico, nenhuma das emissoras está certa. O MAIS pior ainda é que nenhuma delas está errada!!! (vê se pode!)
    OU até mesmo o COLLOR (é ele sim) do post que você colocou abaixo se encaixa nessa análise… VISH! vamo pará por aki!
    aheuhaeiuae
    ..
    Abraço!

  2. cristiane Says:

    eu acho que devo ter entendido tudo errado so quero saber como me livrar de uma pessoa mentirosa e manipuladora era so isso mesmo assim brigada.

    • Ricardo Jevoux Says:

      Bem, o assunto do texto não era tanto de manipular pessoas, mas sim de manipulação de informação.
      Mas se vc quiser uma dica pessoal, não se ponha em uma posição em que a mentira dessa pessoa possa te afetar. Comece a duvidar e trate tudo que ela fala com não sendo verdade, desde o “bom dia” até conversas inteiras. Mas se parar de falar com essa pessoa for uma opção, tambem resolve.
      Boa sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: